domingo, 24 de junho de 2012

Meu Amigo Escuro e o Companheiro Medo e outros antigos

Quando eu era pequena,
não gostava do escuro, tinha medo.
Ao deitar, pensava no que tinha feito durante o dia,
e esperava ansiosa um outro dia,
para fazer o que ainda não tinha pensado.
Quando, sorrateiramente,chegava o escuro,
eu ficava imóvel, paralisada de medo.
Pois ele, o escuro, era traiçoeiro e astuto.
Sempre misterioso e calado,
jamais explicava se me escondia do mundo
ou se escondia o mundo de mim.
Só sei que meus pais, minha irmã,
meus brinquedos e minha casa, desapareciam.
A luz fugia, acho que também tinha medo.
Agora eu estava sozinha, assustada com tal solidão
Quanta coisa poderia me acontecer... não sabia.
O medo de sentir medo era o maior, pois era amigo do escuro.
Hoje, quando eu apago a luz para dormir,
lembro de ter esperado durante horas e horas
a hora de encontrar o escuro
Se estou feliz, posso sonhar e sorrir tranquila
e quando estou triste, posso refletir em paz.
Em qualquer ocasião
o escuro me abraça tão forte
que me protege de quase tudo o que eu não gosto,
e eu brinco com meus medos, no entanto,
não temo um amanhecer aterrorizante,
pois o medo é um dos muitos ângulos do prazer,
o mais emocionante, enigmático e surpreendente.


Estela de Menezes,1994.





Cavalheiro


Ai... Como é lindo o meu amor!
Ah! Mas sabes a razão desta lágrima?
Minha alma pertence a um tal senhor
E a alma desse amor me é negada.

Ah! Como é doce, meigo, puro!...
Se me nega a vida essa força, essa brandura...
Não me queixo. Se vivo é por tal ventura:
Que aproxime Deus teu destino de meu futuro.

Ah! Quem me dera o sonho maior: secar o pranto que esvai
E gozar de teu calor que abranda toda amargura.
Dá-me Deus a graça de um sorriso, – essa Ternura.
Ah! Mas, meu amor – como é lindo! Ai!


Estela de Menezes


No Inverno


Entardece,
Noite desce,
Garota cresce,
Garoa cai.
 
Entardece,
Um fogo aquece
E a moça
A garota esquece
A escada desce 
E do quarto sai.

Entardece,
Garoa aquece,
O mundo cresce
E a moça parece
Que num sonho
Mergulha, cai...

Entardece,
Para seus braços 
A moça desce,
Do mundo esquece,
Um fogo cresce,
E num sonho mergulha, cai.


Estela de Menezes

O Meu Amor


Meu amor que ama amar
Ama amar o meu amor.
Tudo que ama o amor amar,
Ama amar no meu amor.
Ama o rosto, o jeito, a voz,
Tudo em ti – o meu amor.


 Estela de Menezes

Porto Alegre


Saudade
Saudade senti
Saudade senti daqui
Das ruas, calçadas, praças
Do sol
Do sol e da chuva
Do sol da chuva e de ti
De ti
De ti e de tudo
De ti e de tudo daqui. 


Estela de Menezes





Nenhum comentário:

Postar um comentário